segunda-feira, 8 de agosto de 2011

como congelar alimentos

Dicas importantes de congelamento de alimentos
O arroz pode ser congelado já pronto. Refogue-o com os temperos de sua preferência, cozinhe pelo tempo necessário e deixe esfriar.
Embale em sacos ou potes plásticos com tampa. O tempo de armazenamento é de dois meses.
Sopas e ensopados congelados
Ao preparar sopas e ensopados para congelar, refogue as carnes com os temperos, acrescente os legumes e só depois o macarrão, que deve ser cozido por três minutos apenas, para não ficar muito mole. Coloque a panela em recipiente com água gelada para interromper o cozimento e esfriar.
Distribua em potes plásticos, em porções que possam ser consumidas em uma única refeição. Armazene no freezer por até três meses.
Congelamento de massas como lasanha, canelone e rondelli
Monte a lasanha, o canelone ou o rondelli em um refratário forrado com papel filme. Substitua o amido de milho por farinha de trigo, no caso de usar molho branco, pois a consistência fica melhor com o descongelamento.
As massas podem ser congeladas cruas ou já assadas, no refratário em que foram montadas. Se preferir, após duas horas de freezer, retire do recipiente e embale em saco plástico, retirando o excesso de ar. Conserve-as congeladas por três meses.
Panquecas: congele os discos ou já prontas
As panquecas podem ser preparadas em grande quantidade e congeladas já recheadas, com molho ou só os discos. Sempre que você receber visitas inesperadas ou estiver sem tempo para cozinhar, terá uma refeição completa prontinha para saborear.
Quando congelar somente os discos, separe-os com filme plástico, para que não fiquem grudados.
As massas recheadas podem ser congeladas em potes plásticos ou mesmo no refratário em que foram montadas, coberto com papel filme.
O tempo de armazenamento para as panquecas é de três meses.
Congele purê de batatas
As batatas cozidas, inteiras ou em pedaços, não conservam a mesma textura após o congelamento. Já como purês, ficam perfeitas.
Depois de cozidas, amasse as batatas ainda quentes e acrescente um pouco de manteiga e leite, para que o purê não escureça com o processo.
Misture bem os ingredientes e esfrie o purê em recipiente com água gelada. Embale as porções em sacos ou potes plásticos com tampa e consuma em dois meses.
Assados: praticidade no preparo e congelamento
Sempre que for preparar carnes assadas, aproveite a temperatura do forno e asse vários pedaços de uma só vez.
Após o preparo, você pode congelá-las e consumir sempre que quiser, com toda praticidade. Deixe esfriar e embale o assado inteiro ou fatiado, em sacos ou potes plásticos com tampa.
O molho pode ficar junto ou em potes separados. Os assados poderão ficar congelados por dois ou três meses.
Fonte: Brastemp

Nenhum comentário:

Postar um comentário