Não se engane com a simplicidade do arroz. Ele é um dos carboidratos mais consumidos no mundo.O instituto internacional de pesquisa em arroz conserva mais de 122 mil variedades do grão.
O clássico brasileiro é temperado e soltinho. No Japão faz sucesso o oposto: sem tempero e empapado.
No sudeste Asiático, o preparo esbanja condimentos.
Em algumas receitas ele é a base; em outras o prato principal ou mesmo sobremesa.
o brasileiro consome mais o arroz-agulhinha mas há milhares de variedades. cada tipo pede preparo específico.Bomba- Esse arroz é um dos mais usados para fazer paella, prato típico espanhol, o grão é redondo, mas curto que o agulhinha e absorve parte da água do cozimento.
Cateto integral- O grão é curto e vem com uma nutritiva casca. Na versão branca, é muito apreciado pelos japoneses que cozinham sem tempero.
Jasmim- Muito comum no sudeste Asiático. recebeu esse nome por seu aroma floral, é cozido sem tempero, com leite de coco ou frito em alguma proteína.
Preto- Sofre certa resistência no Brasil, acostumado com arroz branco. É uma fonte rica de fibras, ferro e de vitaminas A e B.Combina com carne vermelha, principalmente de sabor forte e sopas.
Vermelho- Seu uso foi resgatado por chefs brasileiros.Tem sabor muito definido, de fundo defumado. indicado para fazer bolinhos, saladas e acompanhar carnes brancas.
Vialone nano- Grão curto e polido, de origem Italiana.Fica cremoso após o cozimento, mas mantém sua forma. E indicado para risotos, assim como o carnaroli e o arbóreo. fonte: revista epoca
Isabel, obrigada pelo comentário!
ResponderExcluirO arroz selvagem e o vermelho são tipos diferentes. oportunamente estarei postando receitas com eles. Aguarde
Voê encontra no Mundo Verde e na Perini