A produção de trigo representa cerca de 30% da produção mundial de cereais. O cultivo do trigo é tão disseminado pelo mundo inteiro que em qualquer mês do ano ele é colhido em alguma parte de nosso planeta.
Da produção total de trigo, 65% é consumido por humanos, principalmente na forma de farinha branca (72-80% de extração) usada na produção de pães, massas alimentícias, bolos, biscoitos ou como ingrediente na elaboração de inúmeros produtos alimentares. Cerca de 20% é usado para alimentação animal e os restantes 15% são usados como semente e em usos industriais.
A farinha branca possui fraco valor nutricional porque é pobre em vitaminas e minerais e suas proteínas são deficientes em aminoácidos essenciais, o que para populações de países pobres e em desenvolvimento, pode representar um problema, uma vez que a principal fonte alimentar provém de vegetais.
O caminho para elevar o valor nutricional da farinha de trigo é através do aumento da taxa de extração ou uso de farinha de trigo integral.
Outra opção, seria a germinação, que é possivelmente, um dos processos mais antigos, simples e econômicos para melhorar o valor nutricional de cereais e leguminosas. Os brotos de vários cereais são usados há muitos séculos em alimentos tradicionais do Oriente e vem se tornando cada vez mais populares no mundo Ocidental.
A combinação das tecnologias de germinação e de extrusão, pode ser uma alternativa de aproveitamento para o trigo nacional, tornando possível o emprego das farinhas integrais extrusadas de trigo germinado, como ingrediente ou aditivo alimentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário