sexta-feira, 27 de abril de 2012

Gorduras: elas geram dúvidas

Pesquisa indica que a maioria dos cardíacos desconhece as versões boas do nutriente

Uma pesquisa feita com 600 pacientes do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo, mostra que a maioria não compreende muito bem as diferenças entre os tipos de ácido graxo. Olha um exemplo: 57% acham melhor manter distância da versão poli-insaturada, aquela considerada amiga da saúde. Também fica clara a confusão na hora de definir quais alimentos abrigam as gorduras do bem. “Mas tivemos surpresas positivas: esses mesmos pacientes sabem que as saturadas e as trans não são recomendadas”, lembra o cardiologista Daniel Magnoni, responsável pelo trabalho. Confira mais opiniões relevantes e sua veracidade.

Tipos Gordurosos
Conheça-os para escolher as melhores opções:

Poli-insaturadas
Derrubam o colesterol ruim, os triglicérides e a pressão arterial, beneficiando o coração. Fontes: peixes oleosos, como salmão e sardinha, além de óleos vegetais.

Monoinsaturadas
As evidências também apontam que elas reduzem o risco cardíaco. Fontes: abacate, azeite, linhaça e óleos de canola e de milho.

Saturadas

Estão associadas ao aumento de colesterol ruim, entupimento das artérias e doenças do coração. Fontes: embutidos, carnes gordas, leite e derivados integrais.

Trans
Essa gordura é um perigo, já que está por trás de males que afligem o peito. Portanto, fique de olho no rótulo. Fontes: biscoitos industrializados, sorvetes cremosos e salgadinhos.

Mitos e verdades
Mitos - Visto como vilão, o ketchup é produzido com tomates e, assim, isento de gorduras.
- A margarina não é lotada de colesterol, como muitos acreditam.
- Outra injustiçada, a maionese não é rica em gorduras ruins.


Verdades - A bolacha recheada e a  manteiga foram considerados alimentos menos saudáveis.
- A maioria apontou o requeijão como fonte de gorduras saturadas.

Fonte: Emagrece Brasil


segunda-feira, 23 de abril de 2012

ADOÇANTES


Sacarose


Termos como açúcar refinado, branco ou de mesa são utilizados para designar a sacarose, proveniente da cana-de-açúcar e da beterraba. O açúcar refinado é o obtido a partir de açúcar cru ou bruto  por meio de refino, contendo no mínimo 99% de sacarose. Já o açúcar mascavo, é o açúcar bruto, não refinado, mantendo alguns traços de micro nutrientes, sendo seu teor mínimo de sacarose 90%. Todas  as formas de açúcares são igualmente calóricos, além de elevarem a glicemia, assim o consumo deve ser controlado por diabéticos, indivíduos que controlam o peso.

A sacarose hoje,  é largamente utilizada como adoçante de bebidas e alimentos devido às suas características de sabor, maior aceitabilidade, disponibilidade e menor custo. Entretanto, uma  série de fatores negativos são associados ao consumo de açúcar, sacarose, a preocupação com a saúde e a procura por adoçantes não-calóricos, utilizados em substituição à sacarose aumentam a cada dia, seja por aqueles que buscam redução ou controle do peso corporal, diabéticos.


Estévia  

É um edulcorante natural, extraído de folhas de sabor doce, cuja planta Stevia rebaudiana Bertoni é originária do Paraguai. Utilizado comercialmente no Brasil e no Japão há mais de 20 anos. Sua história está descrita desde 1900, quando Ovídio Rebaudi, um químico paraguaio, isolou o composto adocicado de uma planta conhecida como estévia usada por índios Guaranis nativos da região da fronteira entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul. Somente setenta anos depois, cientistas japoneses pesquisaram esse  glicídio natural, que após estudos toxicológicos, iniciaram sua extração comercial. Possui gosto amargo de ervas ou alcaçuz no momento da ingestão, ao contrário da sacarina, cujo amargor é marcante como resíduo no final da degustação. Apresenta boa estabilidade em altas ou baixas temperaturas. Em 1986 foi liberado seu uso no Brasil, segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIAD), sendo que o FDA liberou sua importação como suplemento alimentar em 1995. Devido à falta de dados conclusivos quanto sua segurança e o Comitê Científico da Comunidade Européia não o listou como edulcorante permitido. A estévia possui perfil de doçura semelhante ao da sacarose, cerca de 300 vezes mais doce, no entanto, pode conter um sabor residual amargo de mentol, como também metálico. Juntamente com outros edulcorante, a qualidade do seu sabor é melhorada.

Sacarina

Utilizada para adoçar cafezinho, outras bebidas e preparações, a sacarina é um dos ingredientes utilizados em adoçantes artificiais. Hoje, o uso de adoçantes artificiais não está apenas restrito aos diabéticos. Porém, antes de consumir qualquer substância que seja, devemos saber sua procedência.

Descoberta em 1879, a sacarina foi utilizada inicialmente como anti-séptico e conservante, introduzida nos EUA como aditivo alimentar no ano de 1900, é absorvida com eficiência pelo trato gastrintestinal, porém de forma lenta. Depois de absorvida é excretada pelos rins, sem ser metabolizada. É o edulcorante mais  antigo, sendo derivado do petróleo, da naftalina, seu poder de doçura é de 300 a 400 vezes maior do que a sacarose, tendo seu uso limitado para hipertensos, renais e ascíticos que necessitam restrição de sódio. Apresenta elevada estabilidade térmica em meio ácido, mas sabor residual metálico e amargo, por isso passou a ser associado a outros edulcorantes, a partir de 1950 com a descoberta do ciclamato.

Frutose 

Encontrada naturalmente nas frutas e no mel, entre todos os glicídios naturais, a frutose é a mais doce, podendo chegar a uma doçura 80%. Maior que a da sacarose, sua doçura é rapidamente percebida, sobretudo em alimentos de baixa temperatura, podendo ser utilizada para adoçar em menor quantidade do que a sacarose na alimentação. Apesar de índice glicêmico cinco vezes menor que a glicose, apresenta o mesmo valor calórico que o açúcar, fornecendo 4 calorias por grama. Indivíduos diabéticos podem consumir a frutose, com moderação. O consumo moderado não provoca alterações bruscas na glicemia. E mais, conforme pesquisas, o consumo excessivo está relacionado com a elevação dos níveis de triglicérides no sangue.

Por Greice Caroline Baggio.

sexta-feira, 20 de abril de 2012




 Quer comer bem mas não quer excesso de calorias? Então faça a Salada Carmel, do restaurante Mestiço, em São Paulo, com salmão empanado no gergelim, abacaxi e molho de limão com mostarda em grãos.



Salada Carmel


Ingredientes
200 gramas de salmão
30 gramas de gergelim torrado
10 a 12 folhas de rúcula
6 a 8 folhas de alface americana (miolo)
4 tomates cerejas
1 fatia de abacaxi
Brotinhos diversos (Cenoura, Beterraba, Salsão)
Molho de limão com mostarda l’anciene (em grãos)

Como fazer
Fazer uma cama de rúcula, colocar as folhas da alface americana em forma de flor no meio do prato e os brotinhos em cima da alface. Cortar os tomates ao meio e colocá-los em volta da rúcula. Cortar o abacaxi em quatro pedaços e grelhá-los numa frigideira, rapidamente, passando manteiga com um pincel na parte de cima. Virar e repetir o processo.
Cortar o salmão em quatro retângulos, passar um pouco de manteiga derretida  e empaná-los com o gergelim. Grelhá-los rapidamente de cada lado, em um frigideira quente. Dispor o salmão entre os abacaxis. Servir com molho de limão e mostarda.



Outra excelente opção



Maqluba  é uma receita de arroz  enformado  na panela, que chega a mesa ainda nela e é retirado no momento de servir. Então, no mesmo instante, o aroma das especiarias inunda o ar: açafrão, canela, noz moscada… Misturado ao  arroz, ingredientes baratos e fáceis de achar para os trabalhadores da Palestina: carne de cordeiro, vegetais, grão de bico.

Para colocar por cima, iogurte fresco, que empresta um toque  refrescante perfeito.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

A importancia do potássio na sua alimentação


Você sabe por que é importante adicionar alimentos rico em potássio na sua dieta?

Primeiramente, seu coração não irá bater sem  potássio

Em segundo lugar, mesmo que conseguissem  fazê-lo  bater, seus músculos não se movem sem potássio.

Em terceiro lugar, mesmo que você consiga sair do chão, você provavelmente  não terá força para formular  uma frase. Ou  seja a carência  de potássio atrapalha os processos celulares e você enfraquece consideravelmente.

Concorda que o potássio deve fazer parte do seu dia? Certo. Então como escolher os alimentos?

Você tem muitas opções:

1-Nozes!  Comer mais  nozes. Nozes e sementes Sõ extremamente ricos em potássio e tb contem gordura saudáveis para o coração.

2-Se você não for um grande fã de nozes, pode trocar por uma tigela de cereais ricos em potássio, como o farelo de flocos, farelo de trigo ou de gérmen de trigo. Aumente a carga com uma fruta rica em potássio como damasco, figos e bananas.

  1. Frutos secos também contém  são ricos em potássio. Coma uma porção de maçãs secas, cereja, pêssego no intervalo do café da manhã / almoço.
  2. Jogue um punhado de passas em seu cereal, ou mesmo para a sua salada!
  3. Que tal uma grande e suculenta batata assada?
  4. Um pouco de massa com molho de tomate também são ricos em potássio.
  5. Tem alguma  sardinha?....não?  tudo bem mas considere esta opção também.
  6. Acredite ou não, quase uma  em cada cinco pessoas sofrem de deficiência dos níveis de potássio.


domingo, 8 de abril de 2012

Como consumir alimentos dificeis sem cometer gafes

Em eventos sociais, muitas vezes ficamos em dúvida na hora de comer alguns alimentos, preocupadas em não cometer gafes. Para você ficar tranquila e fazer bonito em qualquer situação, siga as dicas: 
Azeitona: tire o caroço da boca com a mão em forma de concha, sem o guardanapo, e coloque-o no canto do prato. O mesmo vale para espinhas de peixe e outros alimentos que não possam ser engolidos.

Alcachofra: se for servida inteira, desfolhe-a com as mãos. Mergulhe a parte carnuda no molho e leve à boca. Os anfitriões devem providenciar um pratinho para que os convidados coloquem as folhas descartadas. 

Consomê: se tiver pedacinhos de torradas (croûtons), coma-os com a colher e depois leva a xícara de consomê aos lábios para tomar o líquido.

Escargots: são servidos em pratos especiais, com uma cavidade para cada unidade. São manejados com uma pinça própria, que fica na mão esquerda, e um garfo especial, que deve ser usado pela mão direita. 

Espaguete: comece a enrolar a massa com o garfo e sobre a colher sempre pela borda do prato, pois assim você evita uma garfada grande demais. Nunca corte o espaguete com a faca, é muito feio!

Empadinha: pegue-a com a mão e utilize um guardanapo ou um pratinho para aparar as migalhas que, com certeza, cairão. Faça o mesmo ao comer canapés de massa folhada. 

Milho
: os espetinhos para segurar as espigas estão à venda em qualquer supermercado. Use-os espetados nas extremidades da espiga para levá-la à boca. Mas se não houver espetinhos, segure as pontas com a mão. 

Frango: em eventos ao ar livre, como o churrasco de final de semana com os amigos, segure a carne com as mãos, à vontade.  Dentro de casa, isso só é permitido em encontros familiares. Nunca pegue uma coxinha de frango com as mãos para levá-la à boca durante um jantar formal. Neste caso, use o garfo e a faca para comer. 

Alface: deve ser dobrada com os talheres ao menos duas vezes antes de ser levada à boca. Não corte as folhas, é feio!

Tomate-cereja: como é pequeno, é possível comê-lo inteiro. Se quiser cortá-lo, tome muito cuidado, pois ele pode escorregar no prato. Espete-o com o garfo, com cuidado, para que o seu suco não espirre. E use a faca para firmar o tomatinho, evitando que ele deslize. 

Frutas: as grandes, como abacaxi, melancia e manga, devem ser comidas com garfo e faca. Já frutas menores, como uva, pêssego e ameixa, podem ser comidas com as mãos. Coloque os caroços sempre no canto do prato.
Fonte>www.sadia.com.br

domingo, 1 de abril de 2012

SINTOMAS QUE REVELAM O QUE ESTÁ FALTANDO EM NÓS!!!!!


Veja que interessante... A partir de certa idade, temos quase todos esses sintomas, provocados pela falta dos alimentos aqui mencionados:
 
1. DIFICULDADE DE PERDER PESO
O QUE ESTÁ FALTANDO: ácidos graxos essenciais e vitamina.
ONDE OBTER: semente de linhaça, cenoura e salmão - além de suplementos específicos. 
2. RETENÇÃO DE LÍQUIDOS
O QUE ESTÁ FALTANDO: na verdade um desequilíbrio entre o potássio, fósforo e sódio.
ONDE OBTER: água de coco, azeitona, pêssego, ameixa, figo, amêndoa, nozes, acelga, coentro, semente de linhaça e os suplementos. 
3. COMPULSÃO A DOCES
O QUE ESTÁ FALTANDO: cromo.
ONDE OBTER: cereais integrais, nozes, centeio, banana, espinafre, cenoura + suplementos... 
4. CÂIMBRA, DOR DE CABEÇA
O QUE ESTÁ FALTANDO: potássio e magnésio
ONDE OBTER: banana, cevada, milho, manga, pêssego, acerola, laranja e água. 
5. DESCONFORTO INTESTINAL, GASES, INCHAÇO ABDOMINAL
O QUE ESTÁ FALTANDO: lactobacilos vivos
ONDE OBTER: coalhada, iogurte, missô, Yakult e similares.. 
6. MEMÓRIA RUIM
O QUE ESTÁ FALTANDO: acetil colina, inositol.
ONDE OBTER: lecitina de soja, gema de ovo + suplementos.

7.. HIPOTIREOIDISMO (PROVOCA GANHO DE PESO SEM CAUSA APARENTE)
O QUE ESTÁ FALTANDO: iodo.
ONDE OBTER: algas marinhas, cenoura, óleo, pêra, abacaxi, peixes de água salgada e sal marinho.

8.. CABELOS QUEBRADIÇOS E UNHAS FRACAS
O QUE ESTÁ FALTANDO: colágeno.
ONDE OBTER: peixes, ovos, carnes magras, gelatina + suplementos.

9. FRAQUEZA, INDISPOSIÇÃO, MAL ESTAR
O QUE ESTÁ FALTANDO: vitaminas A, C, E e ferro.
ONDE OBTER: verduras, frutas, carnes magras e suplementos.

10. COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS ALTOS
O QUE ESTÁ FALTANDO: Ômega 3 e 6.
ONDE OBTER: sardinha, salmão, abacate, azeite