sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Conhecendo Especiarias (Gergelim)

O gergelim é uma das primeiras sementes oleaginosas e condimentares plantadas pelo homem.Sua cultura pelas civilizacões do Tigres e Eufrates, é reportada de 1600a.C. Os Egípcios o chamavam de "sesent" e é mencionado no papiro de Ebers, dotado de 1550a.C.as sementes foram  autrora usada como libidogênicas e tida como panacéia na medicina popular.
Planta anual acima de um metro de altura, com flores tubulares cuja cor vai do branco ao vermelho púrpura. As pequenas sementes são produzidas em cápsulas de diferentes cores, de acordo com a varidade, podendo ser amarela,branca, marrons, vermelhas ou pretas. As sementes são ricas em óleo(45 a 55%) e proteína (19 a 25%) sendo consumida inteiras, moídas ou na forma de óleo.
As sementes são usadas em pastelarias e em panificação, pois quando tostadas tem sabor de noz. no Oriente Médio e na Grécia prepara-se o tahina, que é uma pasta feita com as sementes de gergelim amassadas, de cor creme, ás vezes acinzentada com o sabor de manteiga de amendoim. É usado para condimentar saladas e um purê de "homus", prato famoso no Oriente Médio. misturado com agua, alho e suco de limão, é usado para "mezes", aperitivo salgado. O tahine, diluido em agua, é empregado na guarnição de saladas ou como caldo onde se mergulham fatias de cenoura e aipo. Tostado e moído com sal marino, dá origem ao gersal, que ajuda a prevenir a sede e é usado pelos naturalistas para temperar o arroz integral.
As sementes são usadas como diuréticas, emolientes,galactogas, tônicas, nutritivas e cicatrizantes, e o óleo é empregado para combater as palpitações, a insônia e a ansiedade.
cada 100g de gergelim tem 584 calorias.
fonte: temperos e ervas

Nenhum comentário:

Postar um comentário