domingo, 12 de agosto de 2012


Carne de avestruz é saborosa como picanha e saudável como peixe




Imagine uma carne vermelha saborosa, semelhante ao filé mignon, mas com os mesmos benefícios de um peixe, por exemplo. É exatamente isso o que oferece uma receita com avestruz - uma ave originária da África e excelente opção para quem se preocupa com uma alimentação mais saudável.


Apesar da cor, definida pelo alto teor de hemoglobina (e, portanto, de ferro), esse alimento que ainda é considerado exótico possui as características das carnes brancas. A  carne de avestruz possui 20% menos calorias, além de teor reduzido de gorduras, em relação às carnes de boi. "Um filé de 100 gramas de avestruz, por exemplo, tem 2,2 gramas de gordura saturada (a mais prejudicial à saúde e associada às doenças cardiovasculares), enquanto 100 gramas de coxão mole, sem gordura aparente, tem 4 gramas, e um bife de picanha, 6 gramas

A pouca quantidade de camada gordurosa e de colágeno também a deixam macia e mais fácil de ser digerida. Hoje, um corte de avestruz é comparado aos cortes nobres de carne bovina e pode custar ao consumidor final, de acordo com o valor cotado pela reportagem em uma grande rede de supermercado, R$ 26,37, o quilo.

Sabor e qualidade a serem explorados
A criação de avestruz no Brasil teve início em meados dos anos 90. A partir de 2001, a ave começou a ser comercializada para abate. Corridos quase 15 anos de sua implantação no país, os números de consumo ainda são tímidos. "A comercialização da carne de avestruz não chega a registrar um dígito percentual no mercado de carnes do país. Na Alemanha, maior consumidora da Europa, a carne da ave também chega a no máximo 4% de todas as carnes comercializadas. Isso demonstra o potencial do mercado nacional

Mas as pesquisas apontando as vantagens da carne de avestruz têm motivado o crescimento dessas estatísticas. "No Brasil, segundo levantamento feito em 2008, estima-se que existam cerca de 1900 estabelecimentos (a maioria bares e restaurantes), comercializando refeições com a ave",
Sem contar os festivais eventuais que aumentam as chances dos consumidores de experimentar o avestruz e aguçar o paladar.

Segredos na hora de preparar o avestruz
Se do ponto de vista nutricional, a pouca gordura e o alto teor de ferro da carne de avestruz são vantagens, na cozinha, essas características exigem cuidados extras. A carne "deve ser servida preferencialmente mal passada. Caso contrário, torna-se rija e o alto teor de ferro sobressai, conferindo ao alimento um sabor parecido com o de bife de fígado".

Esses  mesmos cuidados, devem ser tomados por quem pretende preparar a carne em casa. Trate-a como um corte de filé  mignon, fazendo uso dos mesmos temperos da carne bovina, atentando apenas para uma cocção mais rápida.


Curiosidades sobre a ave
De olhos esbugalhados e jeitão meio esquisito, essa ave originária da África chama a atenção pelo porte. Com mais de dois metros de altura e pesando até 150 quilos, o avestruz tem penas, mas não voa. A fama de curioso o persegue, e ao sentir-se ameaçado, dizem, enfia a cabeça em um buraco, refugiando-se na falsa impressão de que o mundo sumiu (invejável ingenuidade!). Soma-se a isso tudo seu apetite para qualquer coisa que lhe pareça minimamente comestível, o que justifica a expressão "estômago de avestruz" para as pessoas gulosas. Mesmo com todo esse tamanho, tentando escapar por um buraco ou não, o bicho vai para a panela, e a nossa saúde agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário