quinta-feira, 23 de agosto de 2012


CONHECENDO AS ERVAS
Açafrão:
Nativo do mediterrâneo e majoritariamente importado da Espanha que, junto com Portugal, é o maior produtor do mundo. É o condimento mais caro do mundo: cada flor dá apenas três estigmas que devem ser colhidos a mão e secos. São necessários 14 mil estigmas para cada 28 gramas de açafrão.

Uso: Paella, risoto, carneiro, sopas de peixe, arroz con pollo.

La kama
Mistura marroquina de temperos com canela, pimento-do-reino preta, gengibre moído, açafrão e noz-moscada.

Poejo
Da família das mentas, o poejo possui sabor refrescante e é aromático como a hortelã. Suas folhas são usadas frescas no cozimento de carnes de sabor forte, como de ovelha, de carneiro, de cabrito e de bode, ou ainda para finalizar e decorar pratos.

Alcaparra
Inglês: Caper Esses botões de flores de um arbusto são oriundas do Mediterrâneo e precisam ser colhidas manualmente. São lavadas  e colocadas em vidros com vinagre de vinho, sal e azeite de oliva. Usos: Molhos clássicos (tártaro, por exemplo), molhos de tomate, cobertura para pizzas e receitas de peixe do leste europeu

Urucum
Inglês: Annato    Natural do Caribe e do México, é muito usado na Europa para coloração de queijos. Não tem sabor acentuado. Também conhecido como anato. Usos: no Brasil, é matéria-prima do colorau, mistura do anato com fubá. Excelente para dar cor a pratos a base de arroz.

Cerefólio
Inglês: Chervil Erva- aromática da família da cenoura, é originária da Rússia. Seu sabor puxa para o anis. Usos: Peixes, ovos, queijos cremosos, mariscos
 cozidos, frangos, molhos à base de manteiga.

Endro
Inglês: dill Tanto suas sementes quanto suas folhas são usadas largamente nas cozinhas escandinava, alemã e leste européia. Usos: pães, guisados, raízes cozidas, peixes, cremes de queijo, omeletes, feijão verde, sopas frias.

Cúrcuma
Inglês:  turmeric Raíz da família do gengibre, de cor amarela, é usada ainda hoje para colorir manteiga e queijos. Usos: sopas, pratos de arroz, molhos 
cremosos, pães, maioneses, frangos. Item fundamental do curry indiano.

Cássia
Inglês: Cássia    Muito confundida com a canela, a cássia é originária da Birmânia. É a casca de um loureiro seca ao sol. Usos: geralmente utilizada em pratos salgados como picles, relishes e carnes recheadas.

Baunilha em fava
Inglês: Vanilla     Originária do sul do México, é a vagem de uma orquídea trepadeira que pode atingir até 30 metros de comprimento. Usos: chocolate, café, pudins, sobremesas de fruta, bolos e biscoitos. Em pequena quantidade, combina com vitela.

Azedinha
Inglês: Garden Sorrel Os antigos gregos e romanos a usavam para ajudar na digestão. É muito popular na França. Usos: pode ser utilizada como vegetal (parece um maço de rúcula) ou erva. É excelente transformada em purê que acompanha peixe cozido ou ovos. Também vai bem nas saladas, omeletes, vitela, porco e peixes gordos. .

Alho poró
Inglês: Leek Adapta-se melhor ao clima frio. Para seu uso, arranca-se a planta nova com raiz. Usos: ótimo em receitas de molhos gratinados, em omeletes, suflês.

Alecrim
Inglês: Rosemary Usado desde 500 d.c., é originário do Mediterrâneo, nasce em solos ricos em cálcio e clima seco. Usos: Excelente com carneiro, marinados, peixes, frutos-do-mar, vitela, boi e aves de caça.

Ajowan
nglês: Ajowan Nativo do Sul da Índia, o Ajowan tem forte sabor de tomilho, porém um pouco mais picante e amargo. Uso: na Índia, as sementes são usadas para melhorar a digestão, acalmar asma, em receitas com feijões e lentilhas, no pão naan e em biscoitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário